sábado, 23 de junho de 2018

Ponto de vista



Ponto de vista

(...) Se algum dia publicar eu uma tela
Sem nada escrito, 
Não se assustem e desculpem-me
Não perdi o juízo!
Certas belas telas, 
a óleo ou aguarelas,
não será preciso palavras escritas
Estão bem presentes à nossa frente,
sem por muitos serem vistas
Só não vê quem não quer,
ou não sabe ler estes magníficos documentos, 
Tudo no entanto se aprende, 
Haja um pouco de sensibilidade, 
Nunca ninguém nasceu, ensinado, 
nem tão pouco sábio! 
A arte inspira com seus gestos,
pensamentos e momentos 
cores vivas ou discretas,
Cada pincelada é um verso
Uma obra feita e finalizada
Eu chamo-lhe; 
a verdadeira expressão da alma. 
O artista plástico é um mero instrumento 
declamando um poema, 
entre pincéis, tela e tinta.
(o homem, que se pinta à sua imagem)
Esta forma de arte é o que chamo, 
verdadeira poesia!
Sem uma única letra escrita
E se bem me lembro:
Muito antes de ser inventada a expressão escrita,
já o homem primitivo, entre tintas, se descrevia.
--Agora, também não me venham acusar,
que sou alguém de alma primitiva
porque descrevo, o que a arte me inspira,
Há quem diga e pense que a pintura,
é considerada um mero preliminar de um escrito
Concordo plenamente 
A arte, é um ruido silencioso, um chamamento 
á escrita, de quem nela se inspira.
A arte, em si mesma é um fim.
Repleto de beleza! 
Fala por si mesma!
Grita com palavras, ou pinceladas de tinta (...)


Ana Rosa





Sem comentários:

Enviar um comentário